Testes de SW – Profissional na área de testes de software

Pessoal estou preparando meus posts sobre testes. Primeiramente gostaria de deixar claro que quero começar sobre o básico e ir evoluindo com os artigos. A minha inteção é divulgar a área e ajudar com os artigos as pessoas que estão iniciando na área.

Nós podemos encontrar muitos conteúdos sobre testes na internet, porém não acho que é tão simples assim para uma pessoa começar com testes como alguém que deseja trabalhar com desenvolvimento, por exemplo, onde encontra milhares de tutoriais, dicas, etc.

Espero que vocês possam aprender bastante com os artigos e fiquem a vontade para opinarem. Vamos inicialmente começar pelas atividades do profissional de testes.

Muitas vezes uma pessoa que não possui tanto o conheciemnto com testes, ao escutar falar sobre teste de software imagina somente uma pessoa responsável que testa o sistema simplesmente. Muito pelo contrário, são muitas as atividades na área e elas estão divididas, onde possuem hierarquias e funções:

Testador: Muitas vezes, esta é a primeira oportunidade para o profissional que entra na área, caso não inicie como Analista de Testes. O Testador executa o Script de Teste (Passo a passo de como testar), coletando as devidas evidências e caso encontre algum defeito deve informar o defeito encontrado com o processo de abertura de defeito. Criar relatórios e enviar reports diários também são atividades do testador.

Automatizador de Testes: o automatizador é o responsável a criar Scripts de Testes automatizados, sendo assim uma vez o script criado e autmoatizado, o teste é executado por um programa. A vantagem de testes automatizados é a redução de tempo para executar um teste que poderia ser feito manualmente pelo profissional. Uma outra grande vantagem é a de poder reduzir o erro na hora da execução, pois um teste massante, cansativo pode induzir o Testador a errar.

É preciso tomar muito cuidado com os testes automatizados, porém se na criação o script foi criado incorretamente, o teste não sairá conforme o esperado.

Analista de Testes: É o profissional que elabora o Script de teste e em muitos casos ele também realiza a execução do mesmo.

Engenheiro Arquiteto de Teste: Profissional responsável na criação do ambiente de testes e execução de testes não funcionais* (veremos no próximo artigo alguns tipos de teste).

Gerente de Defeitos: O gerente de defeitos deve validar os defeitos abertos, verificando se realmente o defeito que o Tester abriu é válido ou não, geralmente o líder de testes faz esta função também.

Líder de Testes: o líder gerencia e ajuda a equipe, ele possui mais contato com o gerente do projeto, coleta as métricas de testes, estipula metas e prazos.

*exemplo de testes não funcionais: testes de caixa-branca que são testes que validam o código do sistema.

Anúncios

Sobre Vinicius Sabadoti

Analista de Testes, gamemaníaco, cocólatra, adora escutar música, tocar um pouco de guitarra e fazer boas amizades. Ver todos os artigos de Vinicius Sabadoti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: