Testes de software e a razão de testar.

Resumo: Neste artigo irei abordar o conceito de testes de software, sua importância e o motivo de testar softwares. Realmente você poderá encontrar muitos artigos tratando deste assunto, porém convido ao leitor a ler o artigo sobre a minha visão referente ao assunto.

Quando converso com alguém para falar que atuo na área de testes de software percebo que na maioria das vezes as pessoas possuem uma visão básica da área. Simplesmente dizer que trabalho com testes de software não é uma tarefa simples de testar para ver se o software está funcionando corretamente.

Na minha opinião a principal atividade é encontrar erros, porém com a atividade de ao encontrarmos erros há várias consequências  positivas.

Quando um defeito é encontrado e corrigido consequentemente a qualidade do sistema aumenta, portanto aumenta sua segurança e confiabilidade, reduzindo os riscos. Se um defeito é encontrado em fase de levantamento de requisitos podemos dizer que o risco é menor do que encontrado em fase de desenvolvimento e o custo também (saiba mais deste conceito pesquisando sobre a Regra 10 Myers).

Imagine a seguinte situação:  A equipe do projeto passa pelo ciclo de vida inicial do projeto e com o levantamento de requisitos do sistema concluído. Os desenvolvedores começam a criar o sistema, porém não está de acordo com o que o cliente pediu e realmente necessita. Ao encontrar este defeito em fase de produção pode acarretar uma grande parte do tempo para solucionar o problema e consequentemente irá afetar o cronograma do projeto.  Acreditem podem haver casos em que sejam necessário começar tudo do zero e caso aconteça como fica o tempo gasto e o custo da equipe? Com certeza o custo do projeto será maior.

Há várias técnicas para realizar os testes para garantir a qualidade do sistema,  duas técnicas bem conhecidas são: testes de caixa preta e testes de caixa branca. Resumindo, testes de caixa preta são os testes afim de verificar a funcionalidade de um sistema,realizando testes práticos no sistema, interagindo o Tester com o sitema. Os testes de caixa branca são voltados para a estrutura interna do sistema, por exemplo, validar se uma variável está declarada corretamente, um laço de repetição e prosseguindo para testes mais complexos. Geralmente os testes de caixa branca são executados pelo próprio programador.

A equipe de testes pode contar com uma grande variedade de softwares para auxiliar nos testes. São softwares que auxiliam desde o planejamento, modelagem até a execução dos testes.

As atividades são divididas entre os cargos presentes na área de testes, onde cada profissional exerce uma função dentro da equipe. Para saber mais sobre sobre as atividades do profisisonal de testes confira meu outro artigo clicando aqui.

Espero que com este artigo vocês possam ter um conhecimento maior sobre a área de testes, os benefícios e sua importância. Caso possuam alguma dúvida sintam-se a vontade para perguntar, responderei com prazer.

Abraços e até a próxima!

Vinicius Sabadoti.

Anúncios

Sobre Vinicius Sabadoti

Analista de Testes, gamemaníaco, cocólatra, adora escutar música, tocar um pouco de guitarra e fazer boas amizades. Ver todos os artigos de Vinicius Sabadoti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: