Carreiras em TI – Testes de Software III

Pessoal estou postando mais uma entrevista com uma profissional na área de testes de software. O que mais gosto destas entrevistas é que cada profissional tem algo diferente e interessante para contar de experiência. Outro motivo é que um dos termos mais pesquisados que aparece no wordpress é este, portanto acho legal compartilhar mais este assunto.

A entrevista é com a Marcelli, minha amiga que trabalhou comigo no projeto do Santander e que me ajudou com os testes em Mainframe.

1. Como você conheceu e se interessou por testes?

Não conhecia a área de testes até entrar na IBM (Fevereiro de 2006). Eu imaginava que as empresas testavam seus produtos (softwares) mas não tinha noção de quão organizado e estruturado eram esses testes. Me interessei rapidamente por esta área, pois envolve muito a parte de análise, requisitos, leitura de documentos, que eram as áreas que já me chamavam atenção.

2. Quais as atividades de um profissional que trabalha nesta área?
São muitas. Resumindo, para um analista de teste:

• Ler, ler, ler e ler os requisitos do sistema. É o documento principal para seus casos de testes. Não assuma nada, tire todas suas dúvidas com o responsável pelo requisito. E leia também qualquer outra documentação do projeto que possa ajudar no entendimento da nova funcionalidade.
• Com base no que você leu, planeje os cenários de teste, pense na pré e pós condição, resultados esperados, dados específicos etc.
• Crie os casos de teste, e escreva o passo a passo. Vale ressaltar que o passo a passo deve ser escrito não só para você, ou seja, todos precisam entender e conseguir seguir o roteiro feito por você.
• Envie seus casos de teste para revisão e aprovação do cliente quando necessário. E analise as alterações sugeridas pelo mesmos.
• Quando o ambiente de teste estiver liberado, inicie a execução. Tire evidência dos passos de seu caso de teste, e quando o resultado obtido for diferente do resultado esperado, reporte este defeito e reteste assim que corrigido.

Paralelo a todos os itens acima, mantenha a ferramenta de testes que você utiliza atualizada com seus resultados.
Bom, acima é só um resumo de algumas das atividades de um analista de teste, porém dentro da área de Teste de uma empresa, temos vários cargos. Por exemplo, se você for um Líder de Testes terá que acompanhar e coordenar as atividades citadas acima, se for um Analista de teste de performance terá outras atividades adicionais etc..

3. Para trabalhar com testes é necessário saber sobre outras áreas?

É necessário ter um conhecimento de Lógica, raciocínio lógico para criar as situações de teste necessárias, e dependendo da aplicação que você for testar é necessário alguns skills específicos, como por exemplo: Mainframe, SQL etc.

4. Qual foi o defeito mais difícil que você encontrou?

Não me lembro de um em específico, mas defeitos que envolvem processamento batch, jobs em geral que passam dados de um sistema para o outro etc.

5. Alguma vez alguém já falou para você que testar não é preciso?

Os desenvolvedores hahahaha. Brincadeira, nunca ouvi isso diretamente, mas várias vezes já ouvi dos desenvolvedores: “Eu já testei e está tuuuudoo certo”.

6. Quais são os tipos de testes mais complicados?

Mainframe – batch, que eu já testei…mais complicado pois sempre envolve problemas de acesso, precisa ter um skill específico para acessar os diretórios etc. Performance parece ser complicado também, mas não conheço.

7. Dicas para quem está começando (materiais/links/etc).

Fazer um curso de inglês pois a maioria das empresas colocam como pré requisito;
– Para aprender sobre testes o livro BASE DE CONHECIMENTO EM TESTE DE SOFTWARE é muito bom;
– Ter concentração, pois precisamos ler vários documentos, e ter um bom raciocício lógico;
– Estudar algumas ferramentas de teste (Rational por exemplo) pode ser um diferencial;
– Fiz um estudo para minha monografia sobre Testes, especificamente sobre MAPEAR CASOS DE USO EM CASOS DE TESTE, quem tiver interesse sobre o assunto pode me contactar.

Obrigado Marcelli pela colaboração! Muito boa a descrição da atividade de um analista de testes, com certeza dá uma boa idéia sobre o papel deste profissional.

Para quem tiver o interesse em ver a monografia dela ou quer alguma ajuda, pode entrar em contato que ela irá responder com todo prazer: marcellitb@hotmail.com

Abraços a todos.

Vinicius Sabadoti

Anúncios

Sobre Vinicius Sabadoti

Analista de Testes, gamemaníaco, cocólatra, adora escutar música, tocar um pouco de guitarra e fazer boas amizades. Ver todos os artigos de Vinicius Sabadoti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: